domingo, 23 de outubro de 2011

Curso Kettlebell Training

Com mais de 8 anos de experiência no mercado Soteropolitano o Centros de Treinamento Físico & Kettlebell SEMEARE, tem o prazer de apresentar nossa primeira turma de Capacitação nos Fundamentos do Treinamento com Kettlebell, ferramenta Russa utilizada há muitos anos que proporciona o desenvolvimento de várias capacidades físicas como potência, força, mobilidade e um alto gasto calórico.

No dia 26 de novembro de 2011 em Villas do Atlântico / Lauro de Freitas / Ba ocorrerá o Curso Kettlebell Training realizado pela SEMEARE .

Abaixo tem o cartaz do curso onde os interessados podem colher maiores informações com os números de contato disponiveis ou então acessando o site  http://www.semeare.com.br/wordpress/





Leiam abaixo um artigo escrito pelo Professor EF e Faixa Preta de Jiu Jitsu Felipe Macena e logo após a História do Kettlebell

Melhore o seu JiuJitsu Treinando com Kettlebell 

Por Prof Felipe Macena - CREF 3351 G-BA - Sócio Fundador da SEMEARE

Olá, estamos muito felizes em tê-lo(la) conosco trocando experiências a respeito de assuntos relacionados a treinamento físico. Antes de iniciar nosso artigo, queria expor nossa alegria em relação a dois assuntos, o primeiro é a quase conclusão do nosso novo Centro de Treinamento Físico localizado em Lauro de Freitas (região metropolitana de Salvador) ao lado do Colégio Acadêmico, serão mais de 150m² no modelo dos grandes ginásios de treinamento físico americano. Na infra-estrutura esta incluído parede de escalada (6m de altura), área exclusiva de LPO (levantamento de peso olímpico), grama sintética (11m de comprimento), kettlebells, slide training, sled training, entre outros. Contaremos com serviço de Nutricionista, Terapia Corporal Manipulativa, Personal Trainer, Treinamento em grupo e muito mais. Link com fotos do novo CT

E o segundo assunto, que na verdade foi o motivo pelo qual escolhemos o tema deste artigo, foi a conquista após 08 anos inativo nas lutas e treinos do American Gold Cup de JiuJitsu(JJ) aqui em Salvador no dia 19 de setembro de 2011. Foram três lutas (01 na categoria e 02 no absoluto) de 5′ (minutos) cada e tive apenas 40 dias de preparação (03 vezes específico de JJ e 02 vezes no CT Semeare Stella Mares), aqui vale mencionar os Guerreiros da Dela Riva Stella Mares, comandado pelo Mestre Orville Neto, valeu galera vocês são responsáveis por isso também.Vídeo da Luta categoria e Vídeo das Lutas Absoluto.

Como tinha pouco tempo para me preparar, optei pelo treinamento com Kettlebell(KB), e acho que deu certo, rsrs. Mas porque escolhi o KB? Vamos escrever um pouco mais sobre isso, conheci o KB no ano de 2007 e fiquei impressionado com a riqueza de possibilidades no Treinamento Físico e mais ainda com o seu resultado. Inserimos ele de imediato nas rotinas de Treinamento dos nossos alunos, e qual foi nossa surpresa na imediata identificação dos mesmos com a ferramenta e o feedback deles em relação as transformações físicas ocorridas após o início do treino com KB.

Como Lutador e Preparador Físico, tenho a oportunidade de saber onde “estou pisando” e vejo o JJ como uma atividade anaeróbia lática e alática, associado a uma resistência de força rápida e máxima. Lutas com tempo de 4-10 minutos em máxima intensidade, com componente de força estática em muitos momentos (pegadas), potência muscular. Estes são os motivos fisiológicos pelo qual escolhi o KB para treinar, optando por sequências longas de exercícios e utilizando sempre que possível a ferramenta invertida exigindo assim mais da pegada (preensão manual).

O KB tem o centro de gravidade fora das mãos, e isso faz com que músculos responsáveis pela produção de movimento trabalhem mais intensamente e músculos estabilizadores de movimento, constantemente ignorados no trabalho convencional, sejam atingidos de forma funcional e eficiente. O que não ocorre com barras e máquinas convencionais.

A preparação físico convencional esquece de treinar a valência Potência, muito solicitada nas lutas de JJ. Eu já vejo que o trabalho de potência deve ser o carro chefe nas rotinas de treino do lutador, sempre buscando uma alta produção de força, e o KB amplia esta valência, pois são treinos executados rapidamente produzindo movimentos poderosos durante um período de tempo prolongado. E isso é importante porque com este tipo de treino, conseguimos sustentar a contração muscular rápida durante longos períodos, o que é uma constante nas lutas de JJ.

Outra característica do JJ é a constante troca no centro de gravidade corporal, no início da luta estamos de pé no desenrolar da mesma assumimos posturas de ajoelhado, semiajoelhado, de cocoras, deitado, … Treinando com KB estamos sempre modificando nosso centro de gravidade devido aos movimentos balísticos gerados. Outro fator importante que deve ser ressaltado é a questão da melhora considerável na força da pegada, devido ao aumento de força nos antebraços. Quais exercícios eu utilizei e como foi minha rotina de treino durante os 40 dias, isso vou mostrar a você agora. Como tinha pouco tempo optei pelos exercícios mais gerais como Swing e suas variações, Turkish Get Up, High Pull e a cada passagem tinha uma série curta de Windmill.

Composição do Treino:
- Liberação Miofascial 5′ (minutos);
- Movimentos preparatórios (Ativação, Mobilização e Estabilização) 15′ (minutos);
- Séries de exercícios 30′ (minutos);
- Volta a calma 5′ (minutos).

Nas séries de exercícios o que mais prevalecia era o formato do teste do Arte da Força, (no final do artigo tem um exemplo dele) onde as séries duravam aproximadamente 6′ (minutos) sem intervalo e com os seguintes movimentos, nesta ordem: TGU -> Swing Unilateral direito -> Military Press direito -> Front Squat direito -> Windmill direito -> Windmill esquerdo -> Front Squat esquerdo -> Military Press esquerdo -> Swing Unilateral esquerdo -> TGU . Repetia cada movimento durante 30″ (segundos), o importante é que trabalhava minha unilateralidade, assim conseguia identificar minhas fraquezas e desequilíbrios musculares.

Esta semana ficamos por aqui, continuaremos com este assunto em um outro momento, com informações mais detalhadas dos exercícios que podemos executar com o KB, alavancando ainda mais o seu JiuJitsu. Continuem enviando sugestões, críticas e elogios.

fonte:  http://www.semeare.com.br/wordpress/?page_id=912

CONHEÇA MELHOR A HISTÓRIA DO KETTLEBELL

Kettlebell é um equipamento utilizado no mundo antigo para exercícios musculares. Trata-se de uma bola de ferro fundido com uma alça.

Os homens fortes da época usavam esses pesos para demonstrar suas forças, participando de atividades e jogos com essas peças antigas. A história detalha a presença dessas atividades na Europa desde o século XVI, onde bolas de ferro maciças eram encontradas em feiras e mercados da época.

Porém foi na Rússia czarina que essas esferas de metal começaram a revelar sua verdadeira significância na aquisição de força e resistência (endurance). Completa com uma alça prática, o kettlebell ou gyria se tornou a peça principal para qualquer guerreiro russo. De fato, de acordo com Pavel Tsatsouline, grande responsável pela introdução do kettlebell training nos Estados Unidos, na Rússia czarina os termos strongman e girevik ou kettlebell man eram sinônimos.



Muito tem sido falado a respeito do kettlebell training nos Estados Unidos e tudo isso se deve às distintas vantagens que o método oferece comparado com as outras modalidades que o mercado, principalmente o brasileiro, tem oferecido. Abaixo estão enumeradas algumas das razões pela qual se fala tanto da eficiência dos kettlebells:

  • Produz trabalho de força em grande amplitude de movimento. Essa amplitude de movimento avantajada provoca o stretch reflex, o que aumenta a capacidade do corpo humano de produzir forca, movimentação e agilidade.
  • Expõe fraquezas individuais e promove correções de assimetria corporal. Como a maioria dos gestos executados no kettlebell training é feita unilateralmente, assimetrias e compensações são muito mais fáceis de serem detectadas.
  • Auxilia no desenvolvimento de estruturas articulares fortes e flexíveis. Kettlebell training exige muito que as articulações se estabilizem dinamicamente, o que reduz o potencial de lesão e permite maior eficiência na produção de forca muscular.
  • Oferece uma infinita variedade de exercícios com uma única peça.
  • Intensifica a produção de potência muscular.
  • Ensina o corpo a maneira de absorver força e redirecioná-la.

O treinamento com kettlebell é muito popular entre os praticantes de lutas, principalmente grappling e artes marciais mistas (MMA) (outrora conhecido como vale-tudo). O atualmente considerado melhor lutador peso pesado do mundo, o russo Fedor Emelianenko é um grande entusiasta do método.

fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Kettlebell