BANDEIRA DO JAPÃO
Em escolas tradicionais de artes marcial japonesa sempre ouvimos a palavra OSU praticamente para tudo (entrar e sair do Dojô, licença, entendido, comprimento etc.), e ao indagar alguns Sensei’s sobre o verdadeiro signifcado da palavra OSU, cada um me dizia um significado, mas não era o que esperava ouvir, pois ficava muito vago as explicações, então decidi pesquisar e aprofundar mais sobre essa palavra tão usada no Dojô.
OSU
OSS (cuja a transcrição exacta do japonês é OSU) é uma expressão fonética formada por dois caracteres. O primeiro carácter "osu" significa literalmente "pressionar", e determina a pronúncia de todo o termo. O segundo carácter "shinobu" significa literalmente "suportar".
A expressão OSS foi criada na Escola Naval Japonesa, e é usada universalmente para expressões do dia-a-dia como "sim", "por favor", "obrigado", "entendi", "desculpe-me", para cumprimentar alguém, etc., bem como no mundo do Karate para quase qualquer situação onde uma resposta seja requerida. Para um karateka, OSS é a palavra mais importante.
A palavra OSS implica em pressionar a si mesmo ao limite de sua capacidade e suportar. OSS significa, de uma maneira mais simples, "perseverança sob pressão". É uma palavra que por si só resume a filosofia do Karate. Um bom praticante de Karate é aquele que cultiva o "espírito de OSS".
OSS não deve ser dito de forma relaxada, usando apenas a garganta, mas, como tudo no Karate, deve ser pronunciado usando o "hara" (tanden). Pronunciado durante o cumprimento, OSS expressa respeito, simpatia e confiança no colega. OSS também diz ao Sensei que as suas explicações foram compreendidas, e que o estudante irá fazer o melhor para seguí-las.
ALGUMAS CURIOSIDADES ACERCA DO OSU ou OSS:
- Nunca falem a palavra OSS de qualquer maneira, orgulhem-se da arte que praticam, falem OSS sempre com dignidade e respeito, poucas (ou nenhuma) são as artes marciais que tem essa representação, orgulhemo-nos disso.
- Quando ela foi empregada pela primeira vez, entre alunos da Escola Naval Japonesa, já evocava seus princípios.
- O karate, quando foi levado para o Japão por Funakoshi Gichin e, posteriormente por outros mestres, obteve grande aceitação por parte das Universidades e, os seus estudantes querendo mostrar, força, coragem, valentia e a natural rebeldia usavam palavras fortes, dentre as quais se encontrava a palavra “OSI” ou “OSU”.
- Há quem ”jure de pé junto” que a palavra “OSU” é uma forma contracionada da expressão japonesa Ohayo Gozaimasu (muito bom dia).
- Existem outros que “juram sobre a mãe morta” que a palavra “OSI” é uma forma contracionada da expressão japonesa Shitsurei Shimasu (com licença, me dá licença).
Bem agora quando ouvirmos ou falarmos a palavra OSS ou OSU saberemos o que estamos nos referindo e espero ter contribuido de alguma forma com essa postagem para os irmão praticantes do Jiu Jitsu.
Fonte de Pesquisa:
Para saber mais: