sábado, 23 de outubro de 2010

Surgimento Faixas no Judô e Jiu Jitsu

O Ju Jitsu (Jiu-Jitsu) é uma das mais antigas e tradicionais artes marciais do Japão. O fundador do Judô, Gigoro Kano, também iniciou seu caminho aprendendo o Ju Jitsu. Um dos alunos do Gigoro Kano, o Mikinosuke Kawaishi (foto ao lado), mudou-se como muitos de sua época do Japão para os Estados Unidos da América e lá começou a lecionar a arte de seu mestre.


Rapidamente ficou ciente do fato de que os "ocidentais" não possuem o mesmo nível de paciência dos orientais. Naqueles dias o sistema de graduação usado no Judô era o mesmo herdado do Ju Jitsu e incluia apenas 3 faixas - a branca para iniciantes, a marrom e a preta, e o tempo para passar de faixa era bem demorado.



Para não perder os alunos e também atrair um maior número possível de discipulos novos, Kawashi depois de muito planejamento e reflexão resolveu aplicar um sistema de faixas coloridas, que é o mesmo que conhecemos até hoje. O novo sistema de faixas do Judô rapidamente foi adotado por todas as outras artes marciais e é o mais dominante nos dias atuais. 

As faixas de Jiu Jitsu têm uma ponteira para serem colocado graus/níveis que indicam o tempo em cada faixa, além de servir como base para informar a antiguidade (ponteira preta da branca a marrom e ponteira vermelha para preta), elas não servem apenas para amarrar o GI (kimono), através de suas cores indica o nível de evolução do praticante além de determinar a hierarquia dentro do Dojô (tatame).







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário